EDSON

Pessoal

Um sonho herdado.
Desde criança eu tinha um sonho que para muitos ao meu redor era mais do que impossível de se realizar graças à doutrina que decidi seguir, o sonho de ser jogador profissional de futebol.
Na minha família isso já vinha sendo um problema meio que hereditário, pois meu avô e logo depois meu Pai sofreram com esse mesmo problema na juventude, logo em seguida eu e meu irmão sofremos com esse mesmo tipo de problema.
O meu Pai aos 18 anos tinha recebido uma proposta para jogar nos Belenenses de Portugal, pois naquele tempo os times portugueses faziam visitas constantes a angola para procurarem jogadores. O meu avô recusou que meu pai se mudasse para Portugal, alegando que ele poderia sofrer muito lá, podendo não suportar o grande nível de preconceito racial que predominava em Portugal para com os africanos que lá moravam e também pelo fato dele não poder jogar no sábado por causa de sua religião.
Anos depois meu pai veio ao Brasil casado com minha mãe e com meu irmão e minha irmã, logo depois de alguns anos eu nasci. Meu irmão gostava muito de jogar bola (um velho sonho de meu pai) e aos 16 anos ele fez um teste na ponte preta e passou, ele jogou lá até os 18 anos, mas meu pai não deixou ele se profissionalizar porque ele teria que jogar no sábado.
Depois de tudo isso quem começou a aparecer na família como jogador era eu, eu gostava muito de jogar futebol  e não media esforços para jogar bola, com chuva sem chuva lá estava para que eu pudesse vir a realizar meu sonho um dia.
Eu treinava muito, pois tinha em mente que o Brasil é o país do futebol e eu precisava me destacar em meio a muitos que também procuravam seu espaço no mundo do futebol, por algum motivo meu pai não interferiu na minha vontade de ser jogador, pelo contrario ele me apoiava, mas minha mãe não gostava muito dessa história de ser jogador, pois queria que eu me formasse em uma faculdade assim como ela e meu pai tinham feito. Minha mãe nunca freqüentou uma igreja, e meu pai não ia constantemente à igreja.
Eu sempre tive a ambição de ser o melhor no meio em que jogava, então treinava duro para isso, eu tinha em mente que eu poderia errar muitas vezes em um jogo, contanto que o meu número de acertos fosse bem maior, uma das frases que me inspiravam a isso era do Michael Jordan em que ele dizia:
Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira, Perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes, confiaram em mim pra fazer a cesta da vitória, e eu errei. Eu falhei uma vez, de novo, e outra vez na minha vida. E é por isso que eu obtive sucesso
Isso ficava martelando na minha cabeça em todos os jogos, então tudo que eu treinava
Refletia-se dentro de campo, isso era muito bom, pois na maioria dos lugares que jogava tinham sempre muitos “olheiros” prontos para verem futuros craques.
Quando eu estava com 16 anos o sonho de ser jogador já não era tão grande assim, mas certo dia meu treinador me ligou e falou que teria um jogo no campo de nossa cidade, no qual estariam olheiros de vários lugares do Brasil, e eu fui.Dias depois do jogo meu treinador voltou a me ligar me dizendo que eu e meu primo fomos escolhidos para fazermos testes nos times do Curitiba e também do América-MG. Fomos a Curitiba e depois de ficarmos uma semana em teste passamos, voltamos para casa para pegar a transferência escolar e os restos de nossas coisas, mas ao ir me despedir do pequeno time que jogava em Hortolândia (cidade onde morava) acabei torcendo meu tornozelo, tentei vários tratamentos para tentar melhorar em uma semana, e consegui amenizar um pouco. Isso foi muito difícil para mim visto que jogo bola desde meus nove anos e nunca tinha me machucado, justo naquela semana eu tinha acabado com minha possível carreira  no futebol.Ao voltar para Curitiba continuei treinando mas não agüentava com as dores, eu não podia falar que tinha me machucado fora de lá, pois quando vc se machuca fora do  clube és mandado embora, tentei falar que tinha me machucado em um treino lá mesmo, mas o treinador era muito rigoroso e não queria me dar o tempo certo de descanso alegando que o campeonato já iria começar.
Eu decidi desistir do meu sonho, pois já não agüentava treinar todos os dias com muitas dores, e também meu pai em uma de suas ligações para mim falou que era melhor que eu não jogasse profissionalmente para não infringir a lei do sábado, então voltei para casa.
Escolhi fazer a faculdade de Engenharia Civil aqui no UNASP, graças ao meu irmão que descobriu esse lugar depois de vir acampar aqui com a igreja. Futuramente quando tiver meu filho uma coisa é certa, vou aconselhá-lo a não pensar em ser jogador profissional, pois acho que isso é uma coisa que nunca teremos em nossa família.


EDSON PEDRO DE MATOS QUICUCA.


Instrumental

Um novo tipo de impermeabilizante
 Eng. Civil Edson Quicuca.
Bacharel: Engenharia Civil na Universidade Adventista De São Paulo (UNASP), Pós-Graduado em Construção Civil na PUC-Campinas.
O Engenheiro Edson Quicuca, trouxe a tona um dos mais novos tipos de impermeabilizante no mercado.
         Os impermeabilizantes são desenvolvidos com diferentes matérias-primas, Alguns dos tipos mais comuns de impermeabilizante no mercado são os seguintes:
- impermeabilizante de membrana acrílica – bastante usado em lajes externas;
- impermeabilizante de manta asfáltica;
- impermeabilizante de membrana asfáltica composta com acrílico;
- impermeabilizante em argamassa;
- impermeabilizante para fachada;
Visando elaborar um produto de boa qualidade que utilize produtos alternativos (reciclados e que minimizem a degradação do meio ambiente, e ainda ajudando as classes de baixa renda,
O Engenheiro Edson Quicuca, apresentou um produto que tem como finalidade proteger superfícies de madeira e alvenaria da umidade, permeando-as Com uma fina camada plástica, que repele a umidade e posteriormente aceita a pintura a base de água ou solventes.
Aqui estão as os materiais a serem utilizadas:
Foi utilizado como material soluto para o trabalho copo descartável (poliestireno e polipropileno), Em alguns casos pode-se utilizar Isopor como soluto.
Como Solvente foi usado thinner, ou um menos agressivo (linha verde)
Em uma entrevista Edson Quicuca, usou como argumento para a implantação de seu produto no mercado a falta de produtos impermeabilizantes para a população de baixa renda:
- não é justo que só as pessoas com renda mais elevadas possam ter suas obras impermeabilizadas, visto que qualquer tipo de obra até mesmo as de pequeno porte precisam e devem ter suas estruturas impermeabilizadas, como diz o IBI (instituto brasileiro de impermeabilização).
O próximo passo agora é conseguir com que seu material seja aprovado pela ABNT (associação brasileira de normas técnicas), para que todos os que precisam tenha sim suas obras com os devidos métodos de impermeabilização realizados.




EDSON PEDRO DE MATOS QUICUCA


Descritivo e Analítico

Idade Real VS Idade Radiométrica
No dia 9 de Agosto de 2011, Assisti a uma aula de Introdução a Geologia com o Professor Nahor Souza, na qual ele abordou o tema “uma breve história da terra”.
Ele nos mostrou como alguns geólogos pensavam sobre o passado de nosso planeta, e o Professor Nahor dividiu esses pensamentos em duas partes:
-Coluna Geológica
-Classificação dos Fenômenos Geológicos
Na Coluna Geológica ele nos mostrou o “calendário radiométrico”, onde os evolucionistas dividem em milhões de anos a Era, Período e Época em que o nosso planeta passou por transformações.
Mas os Geólogos criacionistas (inclusive o Professor Nahor), não acreditam que as transformações de nosso planeta tenham ocorrido em todo esse tempo, e sim em tempos bem reduzidos, nisso se deu origem a “Idade Real”, a onde provasse através de fatos ocorridos que a Idade Radiométrica esta absurdamente incorreta.
Logo depois ele nos falou sobre a “Classificação dos Fenômenos Geológicos”, nos quais se seguem uma seqüência de fenômenos:
-Ordinários
-Extraordinários
-Regional
-Continental / Global
Os Ordinários, não provocam transtornos ou alterações ao meio ambiente. Os Extraordinários,
Provocam muitos transtornos e alterações ao meio ambiente.
O Regional e Continental, são responsáveis pelo amplo remodelamento da superfície da crosta terrestre, mas em regiões e continentes.
Já os Globais são iguais aos Regionais e Continentais, mas ocorrem em toda a superfície terrestre.
É de grande valor que nós Engenheiros saibamos do passado de nosso planeta e, estar por dentro dessa discussão que abrange até o espaço religioso, os fenômenos globais tem suas origens em desrespeito a ordem divina, isso é o que acreditamos, mas temos que estudar e respeitar os diversos tipos de pensamentos existentes sobre esse tipo de assunto.

EDSON PEDRO DE MATOS QUICUCA.



Argumentativo

O Brasil Do Futuro

Dilma anuncia investimentos de R$ 30 bilhões em obras de mobilidade urbana
Fonte: Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje investimento de R$ 30 bilhões, pelo governo federal, em obras de mobilidade urbana. Segundo Dilma, o pacote vai incluir a construção de metrôs, corredores exclusivos para ônibus e veículos leves sobre trilhos (VLT).
“A população passa boa parte de seu tempo se deslocando entre a casa, o trabalho, a escola e outras atividades. Por isso, garantir um transporte público de qualidade, rápido, moderno, seguro e com preços acessíveis significa melhorar a vida de todas as pessoas”, disse.
No programa semanal Café com a Presidente, Dilma lembrou que nas cidades brasileiras onde já há serviços de metrô, o transporte é reconhecido como rápido, moderno, com qualidade e conforto por diversas classes sociais. Apenas em Curitiba (PR), segundo ela, o metrô será responsável pelo transporte de cerca de 300 mil pessoas todos os dias.
Já em Belo Horizonte (MG), de acordo com a presidente, a idéia é construir 11 terminais de integração de ônibus. A obra deve incluir sete municípios da região metropolitana. Em Porto Alegre (RS), serão oito corredores. Outra opção de transporte público são os trens urbanos, com previsão de construção em São Leopoldo e Novo Hamburgo, ambos no Rio Grande do Sul, e em outras 21 cidades.
“Cada vez mais brasileiros estão tendo oportunidade de comprar o seu próprio carro. É sinal que a renda da população está melhorando e o país continua crescendo. Comprar seu próprio carro significa também ter um transporte para os dias de lazer, para que você possa passear com a sua família. Mas a solução do transporte nas grandes cidades está no investimento no transporte público de qualidade. Sem isso, as cidades se transformam em um caos”, concluiu Dilma.


Argumentação

Vendo essa noticia não é difícil perceber que nosso País está mudando de patamar,
Se igualando as grandes potencias mundiais. Esse tipo de investimento a poucos anos de ocorrer a “Copa Do Mundo De Futebol”, mostra que os nossos governantes não querem fazer feio na maior competição futebolística do mundo, e quem sai ganhando com tudo isso somos nós.
Hoje percebemos que a maioria da população brasileira está conseguindo adquirir seus próprios  Automóveis, diminuindo assim o uso de transportes coletivos, mas é sempre bom salientar que nem todos ainda podem usufruir desse tipo de transporte, visto que muitas pessoas no Brasil ainda não contam com ônibus circulares com boas condições de viajem.
Mas depois dessa entrevista de Dilma, podemos ficar mais esperançosos em ver melhorias em nosso País, e ter a certeza que com um bom governo e mão-de-obra qualificada, o nosso País tem requisitos o suficiente para estar entre as grandes potencias mundiais.



EDSON PEDRO DE MATOS QUICUCA.