JADSON

TEXTO PESSOAL

1% ou 100%?
        No ano de 2009, aproximadamente no mês de agosto, comecei a me planejar para ingressar na faculdade, porém não era tão simples, foi então que eu preenchi o formulário para concorrer uma bolsa AI, no UNASP – EC.
       Passados alguns meses, perto de enviar os meus documentos, pedi para o pastor da igreja na qual eu freqüentava uma carta de recomendação, então ele me disse: Jadson, serei sincero no que vou te falar, é muito difícil ganhar bolsa AI nessa Instituição; já estudei no UNASP e sei como é burocrático. E digo mais, a probabilidade de você não conseguir é de 99%. Fizemos uma oração e sai desanimado. Logo em seguida, conversei com Deus e entreguei minha vida nas mãos dele: “Pai entrego todos os meus planos e sonhos”, não me desampares e se for da Sua vontade que esse 1% que resta de esperança seja o Senhor. Sendo assim, tudo acontecerá da melhor maneira.
          Lembro-me perfeitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, recebi uma ligação privada do setor de filantropia, informando-me que havia sido contemplado com uma bolsa integral.  Imediatamente agradeci a Deus por me guiar nessa jornada com êxito. Hoje procuro desempenhar meus compromissos e honrar a oportunidade que recebi dedicando-me ao máximo.





TEXTO INSTRUMENTAL


Memorial descritivo

      Um projeto de Engenharia não consiste apenas em plantas, desenhos e cálculos. Inclui também uma parte de redação, sob a forma de memorial descritivo e de especificação técnicas.
       O memorial descritivo é a simples descrição e indicação dos materiais a serem empregados e dos locais da construção. É dirigido a elementos que não tem formação técnicas, com a finalidade de fazê-los compreender o projeto e sua aparência quando for concluído. Já as especificações técnicas indicam minuciosamente a propriedade mínima que os materiais devem apresentar e a técnica que será empregada na construção. Destinam-se ao construtor, e visam assegurar que a obra seja realizada com os cuidados apontados no projeto.

MEMORIAL DESCRITIVO
Para aprovação no Residencial Lagoa Bonita I na. Alameda Ingá no lote 08 quadra 107. Engenheiro Coelho – SP, de propriedade da Sr. Dauri Antonio de Souza.
1. Condições Locais:
b. Há rede de água e o esgoto é coletado em fossa séptica e sumidouro;
c. Existe iluminação na via pública;

2. Alicerces:
2.1. Rodier: Radier executado sobre solo compactado com 12 cm de espessura de concreto com malha de aço CA60 f 5 mm a cada 10cm nas duas direções preenchido com concreto de resistência igual a 20MPa, conforme NBR6122:1986 – Projeto e Execução de Fundações.
2.2.Alvenaria de Embasamento: Executada de tijolo comum com argamassa de cal e areia no traço 1:3, mais 100 Kg de cimento por metro cúbico e impermeabilizante.
2.3. Impermeabilização dos Alicerces: Executada com manta de impermeabilizante aplicando no exterior da parede da viga baldrame a 1m de altura.
3. Levantamento das Paredes: De tijolos baianos assentados com argamassa de cal e areia (traço 1:3): com vigas sobre portas e janelas, ultrapassando 0,30m de cada lado do vão; e cinta de amarração no respaldo do telhado.
 4. Telhado: Telhado executado com estrutura de madeira pontaleteado, com cobertura de telha cerâmica do tipo plan e inclinação igual a 30% conforme indicado pelo fabricante.
5. Laje: Laje do tipo pré-fabricada volterrana preenchida com bloco cerâmico e camada de concreto de 4 cm de espessura com resistência igual a 20MPa.
6. Revestimentos: A alvenaria interna e externa recebem 4 demãos: chapisco, emboço e reboco, tinta acrílica. Áreas molhadas recebem azulejos decorados até o forro. Todos os cômodos recebem pisos decorados. Com argamassa pronta e rejuntamento rejunte pronto.
7. Esquadrias: Os vãos constam na planta e atende o mínimo exigido pelo Código Sanitário do Estado de São Paulo.
As janelas da cozinha são metálicas, de correr, nos banheiros são de metálica basculante.
As portas externas da cozinha são metálicas; as demais portas são de madeira com tratamento. Os vidros das janelas e portas metálicas são simples, lisos com espessura igual a 6 mm.
8. Instalações: As instalações elétricas, esgoto e hidráulico obedecem às orientações das normas vigentes, regulamentada pela ABNT.  

   
      Proprietário                   Engenheiro CivilCREA506144047
       
Dauri A. de Souza                    Jean Cleudes Gagliardo




DESCRITIVO E ANALÍTICO



    No dia 06/09/2011, a  professora entrou na sala, cumprimentou os alunos e rapidamente iniciou a chamada; isso acontece praticamente todas as aulas de interpretação bíblica, devido o pouco tempo que temos, devemos aproveitá-lo com qualidade.
    Em seguida, fizemos a oração inicial e começamos o assunto: FOGO ETERNO OU ANIQUILAMENTO. Todos sabem que esse é um tema muito polêmico!
            Para que houvesse exposição dos tipos de interpretação, lemos vários versículos bíblicos: Sl. 9:17, Pv. 5:5, Is. 33:14, Mt.3:12, Mt. 10:28, Mt.25:31-46, Ap. 20:9 e Ap. 20:15.
    Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas?
Is. 33:14.
    Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Mt.3:12
    A Bíblia realmente fala sobre o fogo eterno. E o objetivo da aula foi esclarecer a forma correta de compreender os textos citados.    Como muitos assuntos polêmicos, esse também gera implicação moral: Têm Deus duas faces? Misericórdia e crueldade fazem parte do caráter de Deus? Considera real o tormento eterno? O que parece maior: o amor ou a ira de Deus?     
    Em João 3:16 afirma que, por amor a nós, Deus deu Seu único Filho para que morresse em nosso lugar. Isso é a maior prova de amor que o Pai pode nos dar.
    No decorrer da aula entendemos que o fogo eterno não significa que os perdidos queimarão eternamente, mas que os resultados do fogo serão eternos. Não restará nada neste mundo de pecado. A terra será totalmente purificada! Assim como vemos em Judas 7, as cidades Sodoma e Gomorra sofreram o fogo eterno, porém não significa que estão queimando até hoje. Expressa que foram totalmente destruídas pelo fogo.
    E nos últimos minutos, a professora Myrtes fez uma dinâmica: meninas versus meninos, com questões referentes às aulas anteriores. As moças responderam mais perguntas corretamente, o que as fez merecer a vitória.
    A aula foi super produtiva. Aprendemos de forma descontraída e criativa assuntos delicados e interessantes para todos os que estudam a Palavra de Deus. É muito bom deixar a rotina dos cálculos e provas para estudar as Sagradas Escrituras.


TEXTO ARGUMENTATIVO


Visando um futuro melhor.

    Os problemas na construção civil são conseqüências de uma elaboração e execução de projeto de forma incorreta. Concordo plenamente que a falta de planejamento, desorganização, desrespeito as normas técnicas, tolerância a erros e desperdícios, falta de treinamento e orientação, falta de segurança e de condições adequadas para o trabalho, colaboram para que a execução da obra tenha fatores negativos.
     A elaboração de uma obra feia de qualquer jeito, pode trazer vários prejuízos para ambos os setores, por isso deve ser feito um planejamento completo tendo em vista uma melhoria.
     A construção civil é um dos setores que mais cresceu no país. Porém, infelizmente, a qualificação da mão-de-obra não acompanhou este desenvolvimento na mesma proporção.
    Visando um futuro melhor, sugiro que responsáveis sejam mais criteriosos nas obras e assim, o desenvolvimento da mão de obra crescerá como tem crescido a engenharia civil; obterá resultados agradáveis para todos, melhorando as estatísticas atuais. 


Os problemas da prática da construção

    A prática da construção civil no Brasil sofre graves problemas. Poderíamos resumí-los nos seguintes:
  • Falta de planejamento e de organização do trabalho: É comum dar início aos trabalhos, sem que se tenha pensado e resolvido antes os problemas que podem surgir. Mesmo o projeto, muitas vezes é deficiente. Assim, boa parte das coisas é resolvida de forma improvisada no canteiro. A consequência é uma grande dispersão de esforços, perda de tempo, muitos erros e retrabalhos (ter que fazer de novo a mesma coisa).
  • Desrespeito às normas técnicas: É comum o desconhecimento das normas técnicas, e mesmo quando há o conhecimento, não há o compromisso em obedecê-las. É comum o uso de materiais não conformes, isto é, fora das normas e sem a qualidade mínima exigida, o que se reflete na má qualidade do produto final.
  • Tolerância a erros e desperdícios: É comum que erros feitos numa etapa da obra sejam encobertos na etapa seguinte. Paredes fora de prumo ou esquadro, por exemplo, muitas vezes são admitidas, pois depois serão revestidas, aumentando-se a espessura do revestimento para encobrir o erro Essas práticas, além de erradas, geram desperdício e aumento de custos. Ocorre ainda a desorganização no sentido inverso, ou seja, quebram-se serviços já feitos para executar ou modificar outros que deveriam ter sido feitos corretamente na etapa anterior. É o caso das instalações, em que se quebram várias vezes paredes já prontas, para embutir ou modificar instalações.
  • Falta de treinamento e orientação: O pessoal de obra não é treinado e nem orientado no canteiro. Não aprende a fazer corretamente o serviço e não tem a quem perguntar em caso de dúvida.
  • Falta de segurança e de condiçõesadequadas de trabalho: A segurança é negligenciada, tanto por descaso das empresas, quanto por ignorância e até mesmo por machismo, além da falta de orientação aos trabalhadores. Esta atitude resulta em elevado número de acidentes de trabalho. É comum ainda, tendo em vista a falta de organização dos trabalhadores da construção civil, além do desrespeito às normas de segurança e higiene do trabalho, o não cumprimento da legislação trabalhista e a precarização das condições de trabalho.
OBRA DESORGANIZADA E MAL FEITA NÃO É NORMAL: CAUSA ACIDENTES, DESPERDíCIOS, PRODUTOS MAIS CAROS E SEM QUALIDADE. CONSTRUIR ASSIM ESTÁ ERRADO E ISSO NÃO PODE SER ACEITO!
    Ainda são comuns, num canteiro de obras, frases como estas: "É assim mesmo, todo mundo faz assim", "Sempre fiz assim a vida inteira, e agora você quer fazer diferente? ", "Isso é teoria, na prática tem que ser diferente", etc.

           
                                                          
                                                         


  

a. O terreno possui formato, com 15 x 40m, totalizando uma área de 600m2, conforme planta.